CafeÃna durante a gravidez pode dobrar as chances de aborto
 
NotÃcias de Washington:
Consumir cafeÃna durante a gravidez pode dobrar as chances de aborto, de acordo com pesquisa americana publicada na revista cientÃfica ‘American Journal of Obstetrics’ e divulgada pela rede BBC Brasil. Segundo o estudo, a ingestão de 200 mg de cafeÃna por dia - o equivalente a pouco mais de duas xÃcaras de café -pode ser suficiente para forçar o fim da gravidez.
Os especialistas entrevistaram 1.063 mulheres, que informaram seus hábitos sobre o consumo de cafeÃna até a 20ª semana de gestação. Eles descobriram que 102 mulheres já tinham abortado quando o questionário foi aplicado, enquanto que outras 70 perderam os bebês nos dias que se seguiram.
Entre as 264 mulheres que disseram não ter consumido cafeÃna, a porcentagem de aborto foi de 12,5% e entre as 164 que disseram ter ingerido 200 miligramas ou mais de cafeÃna por dia, 24,5% abortaram.
O coordenador do estudo, De-Kun Li, aconselha que as gestantes se abstenham de café nos três ou quatro primeiros meses da gravidez.
Se por alguma razão for impossÃvel deixar de tomar café, elas deveriam tomar apenas uma xÃcara por dia ou então tomar a versão descafeinada - disse.
O especialista enfatiza que o aumento do risco de aborto foi associado diretamente à cafeÃna e não a outros fatores de risco, como idade da gestante ou cigarro. Estudos anteriores mostraram que a cafeÃna pode atravessar a placenta, mas ainda não está claro como a substância pode afetar no desenvolvimento do feto.

